Início Bio Textos Fotografia Música Videos  

Contato 

  
          CO        
  Textos

 

 

 

Enquanto Isso, no Rio de Janeiro de 1830...

 

 


Algumas notícias publicadas no Diário do Rio de Janeiro - número 6, de Terça Feira, 7 de Setembro de 1830 (mantidas a grafia e pontuação originais)



- José Maria da Costa, rua da Misericórdia, escada de pedra, defronte do Beco do Guindaste, tem admiráveis emplastos de tirar sorões; huma agoa, que tira a dor de dentes; e assim mais alguns remedios proveitozos á tizica sendo em princípio; outros que cura chagas velhas e novas, sangue pela boca, toces, camaras de sangue, e mais outros maravilhozos; podem procurar até as 9 horas da manhã, e da tarde das 3 em diante.

 

* * * *



- Na rua de traz da Lapa, na primeira travessa n. 19, ensina se a pardas, e pretas a fazer, renda, vestidos, lavar; tudo por preço commodo.

 

* * * *




- NOTICIAS MARITIMAS - O Bergantim Portugues Navegante Feliz, Capitão Antonio Marcelino Pereira da Cruz Lima, pretende sahir para o Porto com toda brevidade; quem nelle quizer carregar ou ir de passagemn, falle com José Lourenço da Silva Júnior, na rua detraz do Hospício n. 1

 

* * * *



- Quem quizer comprar um escravo, de idade de 20 annos, hábil remador, e proprio para qualquer outro serviço, por ser muito agil, e não ter vicios, nem molestias; procure no bêco dos Cachorros n.41. na mesma casa há huma porção de escravos novos, que se vendem por commodos preços.

 

* * * *



- Vende-se hum cavallinho pequira, com os seus competentes arreios, muito forte, manso, e tem boa marcha; quem o quizer póde procurar na primeira travessa de S. Joaquim n. 54.

 

* * * *



Na rua de D. Manoel, Becco da boa Morte n 9, preciza-se alugar, ou comprar hum preto cozinheiro, porém que não tenha vicios.

 

* * * *



O Sr. José Maria Lins, que morou em outro tempo na travessa da Candellária, e que foi ferido com uma faca pelo fallecido Joaquim Bernardes, moço da padaria, que tinha sido soldado do Batalhão 18 de Portugal, se faz mister com urgência falar'se-lhe na rua das Violas n.251, em casa do Escrivão Abreu.

 

* * * *




Burle faz leilão hoje as 10 horas em sua casa rua do Ouvidor n. 194, de huma grande porção de fasendas de lãa, linho e algodao, huma rica porção de bejouterias, brilhantes, e diamantes, prata, huma rica porção de relogios de mesa, com musica, ricos vasos de porcelana, com flores, vazos de alabastro, e muitos outros artigos, e escravos novos e ladinos.

 

* * * *



No dia 2 do corrente, pelas 6 horas e meia da tarde, furtarão da rua dos Siganos, hum cavallo que estava à porta n.8, com os signaes seguintes, preto, causa, e clinas grandes, calçado dos 4 pés, cara e beiços brancos, tem falta de cabello na hanca, por causa do piolho, foi furtado com selim, manta asul, e freio de casquinha, com duas redeas; roga-se a quem for vendido, offerecido, ou tenha noticia delle, queira avisar na rua do Senado casa n. 30, ou annunciar para ser procurado.

 

* * * *



Anda fugido desde 27 de Setembro de 1827, hum preto de nação Monjolo, de nome Mathias, estatura ordinaria, idade 25 a 30 annos, cara riscada, olhos amarelados, sombrancelhas carregadas, tem alguma falta de cabello na cabeça, tem andado a quintandar no caminho da Tijuca; consta ter apparecido em huma venda na Valla a titulo de forro; quem der noticia no Trapiche da Saúde será gratificado com 20$000 rs.

 

* * * *



No dia 1 de Agosto, fugio huma preta de nação Moçambique, estatura regular, refeita de corpo, peitos grandes, he ainda rapariga, idade 22 annos, tem huma cicatriz no dedo pulgar da mão direita, levou vestido de picote, e outro de riscado azul, pelos hombros hum pano da Costa, foi com um caixão em que andava vendendo vestidinhos, costumava andar pelo Saco do Alferes; quem de noticia na rua da Quitanda n. 159, será recompensado; assim como se protesta contra quem a tiver acoutada.

 

* * * *

 

 

Quem quiser consultar cópias de jornais antigos brasileiros, pode acessar a pesquisa de periódicos do site da Biblioteca Nacional, clicando aqui 

 

(texto de Roberto Carelli publicado na revista O Rio é Nosso)

 

VOLTAR PARA A LISTA DE TEXTOS

 

 

 

 
   
 

Bio

Textos e livros Arte visual Música Videos

 

 
 

Contato         

 
Desenvolvido por Vitavision Audiovisual - 2012 /2014