Inicial     Bio Textos Música Fotografia Dramaturgia  

Contato 

 

             CO        
   

 

 


Carlos de Almeida (violinista e compositor)

 

Carlos Vianna de Almeida nasceu no Rio de Janeiro em 1906. Aluno de Francisco Braga, foi violinista premiado, regente e professor de violino e viola. Diplomou-se em 1928 pelo Instituto Nacional de Música. Atuou durante quatro anos como pianista de gêneros populares, o que lhe rendeu algumas gravações instrumentais e canções.

 

Estreou na composição clássica em 1932, com a obra "Caprichosa", para violino e piano. Suas composições tem um estilo sincopado e melodioso, típico da música popular do Rio de Janeiro da primeira metade do século XX. Este estilo aparece em suas peças populares, como "Mexidinho", "Feitiço", "Choroso", assim como em suas composições para o repertório erudito, como as "Serestas para violino e piano", "Dança Brasileira", "Valsa Carioca", "Acalanto", "Fantasia Capricho".

 

Uma de suas obras bem conhecidas dos alunos de violino é a "Serenata à Brasileira", partitura adotada até hoje por muitos professores nos conservatórios e escolas de música do país. Comprovando a importância desta peça no repertório de Carlos de Almeida, o próprio compositor lançou em 1988, pelo selo Diplomata, o LP "Serenata à Brasileira", integralmente com  composições suas para violino - incluindo a peça que dá título ao disco - executadas pelo violinista João Daltro de Almeida (spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira nos anos 70 e 80).

 

Em seus últimos anos de vida, Carlos de Almeida se dedicou exclusivamente ao ensino do violino, como professor do Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro, até seu falecimento em Julho de 1990, aos 84 anos.

 

 



 
   
  Inicial     Bio Textos Música Fotografia Dramaturgia  

Contato 

 

  
Desenvolvido por Vitavision Audiovisual - 2012 /2013