Início

Entrevistas

Criticas

Artigos

Concertos

 Concursos e Audições Escolas e Cursos Partituras  Cds / DVDs / Livros Sobre o portal Contato
  • Osesp tocará novamente em Londres, sob a regência de Marin Alsop

     

    A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) voltará a tocar em Londres neste ano nos concertos da BBC Proms 2016. A orquestra será regida pela sua titular, a americana Marin Alsop, com um repertório eclético com obras de Marlos Nobre, Rachmaninoff, Heitor Villa-Lobos e Edvard Grieg.

    A Osesp já se apresentou na BBC Proms em 2012, também com Marin Alsop na regência. Na ocasião, foram apresentadas exclusivamente músicas compostas nas  Américas: a saborosa e pitoresca "Momoprecoce" de Villa-Lobos, para piano e orquestra (baseada no "Carnaval das Crianças Brasileiras", que Villa Lobos escreveu para piano solo), com Nelson Freire abrilhantando a obra com seu talento já há muito reconhecido mundialmente; a Sinfonia do Novo Mundo de Dvorak; a Suite do Ballet Panambi, do argentino Alberto Ginastera, que terminou com um espetacular "Malambo", e encerrando o concerto, a regente presenteou a platéia com a eletrizante "Pé de Vento", de Edu Lobo, uma peça de bravura rítmica com sabor bem brasileiro, dir-se-ia um frevo desenfreado, que arrebatou os ouvintes presentes e fez o concerto encerrar com muitos bravos, apupos e aplausos da platéia.

    Com certeza a Osesp e Marin Alsop irão repetir o exito de 2012 outra vez neste ano. A Osesp é sem dúvida uma das melhores orquestras do Brasil e das Américas. Estando nas mãos da sua energética regente titular, Marin Alsop, a orquestra parece potencializar mais ainda o talento de seus músicos.   

    Sobre a nova tournée internacional da Osesp, acho importante aproveitar para dizer: precisamos de mais iniciativas assim para levar nossas melhores orquestras para tournées no exterior. O talento brasileiro precisa ser mais bem conhecido nos grandes centros da música clássica mundial. A verdade nua e crua é que os americanos e europeus não conhecem praticamente nenhuma orquestra brasileira. Ao contrário de orquestras estelares estrangeiras cujas entidades mantenedoras investem para que se produzam tournées internacionais, gravações, filmagens, etc, as orquestras do Brasil, historicamente, pouco gravaram e praticamente jamais viajaram além das fronteiras. Nos anos 70, a OSB, no comando de Karabtschevisky,  fez duas tournées memoráveis, uma nos EUA e outra na Europa. Na ocasião, foram gravados lá fora LPs da OSB com obras de Marlos Nobre, Villa-Lobos, Guerra Peixe. Depois disso, o Brasil precisou de mais de 30 anos para ver alguma orquestra tupiniquim dar o ar da graça novamente em terras de Além Mar.

    Qual o motivo disso? Não creio que seja por falta de talento dos músicos. Como diz incansavelmente Lauro Gomes, que trabalha conosco aqui no portal, "no Brasil, nós temos alguns dos maiores talentos musicais e orquestras com nível de primeiro mundo". Mas falta iniciativa. Tão somente. Uma orquestra sinfônica é um dos melhores representantes culturais de um país. Com todo o respeito pelo que vou dizer agora, e lamento se alguém vai se ofender com isso, mas música erudita representa muito melhor o Brasil do que um time de futebol ou dançarinas rebolando seminuas no carnaval.   

    Se queremos que um dia o povo lá de fora pare de ver o Brasil como um país pobre, cheio de favelas e crime, mas "apesar de tudo", com praias maravilhosas, grandes jogadores de futebol, e mulheres bonitas sambando de biquini pelas ruas - e nada mais que isso - é hora de nossos governantes e iniciativa privada começarem a ver que um dos melhores diplomatas de um país é a CULTURA. Funciona mais do que apertos de mão e fotos bonitas de encontros de representantes de países apertando as mãos diante das câmeras, e prometendo coisas que muitas vezes não se cumprem totalmente. E as vezes nem parcialmente.

    Parabéns à Osesp, à Marin Alsop e aos responsáveis pela bela iniciativa dessa nova tournée à Londres. É de gente como vocês que o Brasil precisa!

    VOLTAR PARA O ÍNDICE DA COLUNA "O MUNDO DA MÚSICA"





     


     

 

        

 

Copyright 2015 - MúsicaClássicaBrasileira.com.br