Início

Entrevistas

Criticas

Artigos

Concertos

 Concursos e Audições Escolas e Cursos Partituras  Cds / DVDs / Livros Sobre o portal Contato
    • O piano de Nivaldo Tavares

      Considerado por Nelson Freire como uma das grandes revelações da nova geração de pianistas, Nivaldo Tavares está novamente nos palcos cariocas arrebatando platéias com suas interpretações de Chopin e outros compositores clássicos e modernos. 

      O tempo que Nivaldo ficou fora dos palcos brasileiros nos ultimos anos é plenamente justificavel: ele ficou 7 anos morando nos Estados Unidos como bolsista de universidades nos EUA (Texas Christian University) e Europa, no Royal Flemish Conservatory (Bélgica), estudando com os russos Vladmir Feltsman, Pavel Ostrovsky, Igor Rejniansky, Levente Kende(Hungria),Tamás Ungar,Paul Badura-skoda , Christofer Elton; Antes, no Brasil, estudou com nomes estelares do piano nacional como Linda Bustani e Antonio Guedes Barbosa.

      Premiado nas mais importantes competições como o TCU INTERNATIONAL CONCERTO COMPETITION (EUA), Guiomar Novaes South American Competition e Franz Liszt Piano Competiton ( Brasil), Nivaldo já se apresentou por todo o Brasil, Estados Unidos, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Espanha, França, Áustria, e também como solista de grandes orquestras como OSUSP, OSB, Petrobrás Sinfônica, Fort Worth Symphony Orchestra (EUA), Orquestra do Teatro Claudio Santoro e Salzburg Chamber Soloists (Áustria).

       Destacam-se também suas atuações como recitalista e camerista em grandes festivais tais como Martha Argerich Festival ( Buenos Aires), Folle Journeè (Rio de Janeiro) , Festival Tchaikovsky ( Brasília DF), Les Nuits brésiliennes ( Paris, Berlin e Madrid) e International Mozart Festival (2006, Salzburg) durante a comemoração dos 250 anos do nascimento do compositor.

      Nivaldo vem sendo reconhecido ao longo dos ultimos anos por suas interpretações brilhantemente virtuosísticas e improvisações que abrangem qualquer estilo, do Barroco ao contemporâneo, do erudito ao popular. Grandes nomes da música erudita mundial já declararam reconhecerem o talento de Nivaldo. 

      Em 2001, Marta Argerich declarou que teve a oportunidade de ouvir e apreciar Nivaldo Tavares em Buenos Aires. Segundo palavras de Marta, « Ele é um músico completo e um maravilhoso pianista, com imaginação e 'insight', assim como muitos níveis de riqueza de som ».

      No mesmo ano, o genial pianista Nelson Freire declarou que Nivaldo é « uma das grandes revelações da nova geração. »

      Em 1998, Robert Groslot, diretor artístico do Royal Flemish Conservatory de Antuépia, Bélgica, disse que Nivaldo « não é apenas um grande talento, mas também um musico completo e eclético.»

       

      VOLTAR PARA O ÍNDICE DA COLUNA "O MUNDO DA MÚSICA"

       
      Nivaldo Tavares





     


     

 

        

 

Copyright 2015 - MúsicaClássicaBrasileira.com.br