Bio Textos Fotografia Música Videos  

Contato 

 

             CO        
  Textos

 

 

07/10/2013
Palmas para Ênio Gonçalves

 

No ultimo Sábado, 5 de Outubro, partiu o ator Ênio Gonçalves. Ênio foi professor do curso de TV em São Paulo desde 2011, ministrando aulas com Mara Faustino, sua companheira de trabalho e de vida durante 26 anos.

 

Sempre que perdemos um professor de nossa equipe, é um momento de tristeza, não somente pela perda do profissional que faz parte de nossa equipe, mas também porque inevitavelmente se criam laços de respeito, admiração e amizade.

 

Foi por esses laços que se criam que sentimos quando faleceu o cineasta Alberto Salvá em 2011, e foi assim com o nosso saudoso e querido Paulo Gil em 2012. Agora, com a notícia da partida de Ênio Gonçalves no Sábado, sentimos novamente essa tristeza, compartilhada pelas centenas de alunos e pelos colegas de profissão que igualmente admiraram e respeitaram o trabalho desse artista durante sua vida.

 

Ênio Gonçalves deixa um rastro na memória de quem o conheceu. Um rastro de carinho, respeito e admiração, pela sua seriedade, pela sua gentileza no tratar com os outros, e principalmente pela paixão com que se dedicou à arte de atuar nos mais de 50 anos de carreira de teatro, TV e cinema.

 

Conforme a própria esposa nos relatou, até os ultimos momentos de vida, Ênio não conseguiu se desligar de seu ofício de atuar, e já muito debilitado pela doença que o consumiu nos ultimos tempos, tendo acabado de sair do hospital, fez questão de imediatamente ir trabalhar como ator em um curta-metragem.

 

Vejam como a paixão do artista verdadeiro é algo tão profundo que, nem quando o corpo não tem mais nenhuma condição de permitir nada, a paixão pela arte é tanta, que essa mesma paixão resgata forças já perdidas pelo corpo físico, mas que ainda existem no corpo espiritual, esse que é o cerne e a fonte de todos os nossos pensamentos, paíxões e energias que nos move ao longo da vida em busca de cumprir aquilo que consideramos nossa missão aqui na terra.

 

E como é lindo e comovente ver este momento, em que um artista arranca de dentro de si o derradeiro frêmito de paixão pelo que ama, pela sua arte, para não deixar de concretizar pela ultima vez aquilo que considera a sua MISSÃO aqui nesta terra, que é levar a arte para os outros, transmitindo sua mensagem de vida através de seu ofício de atuar.

 

Todos nós da equipe da Oficina queremos deixar aqui nossas palmas para Ênio Gonçalves. Palmas de gratidão por ter abrilhantado nossa escola com seu talento e seu profissionalismo. Palmas de admiração pelo artista e homem que foi. E Palmas de comoção por saber que agora, Ênio, sua missão não acabou. Vai continuar, em outras esferas. Estas, eternas.

 

Até um dia, Ênio!

 

(texto de Roberto Carelli para a Oficinadeatores.com.br)

 

VOLTAR PARA A LISTA DE TEXTOS

 



COMENTÁRIOS:

 

 
   
 

Bio

Textos e livros Arte visual Música Videos

 

 
 

Contato         

 
Desenvolvido por Vitavision Audiovisual - 2012 /2013